Extraído de: Hospital da Alma
Dentro da teologia reformada, existe uma expressão latim chamada ORDO SALUTIS, que em português é a ORDEM DE SALVAÇÃO. É uma doutrina muito importante e interessante que o cristão deve buscar entender. O entendimento da ORDO SALUTIS muda nossa maneira de nos relacionar com Deus e afeta muitas áreas de nossa vida, inclusive a adoração e o evangelismo.
Um teólogo chamado Berkhof define a Ordem de Salvação da seguinte maneira:
A Ordo salutis descreve o processo pelo qual a obra de salvação, realizada em Cristo, é concretizada subjetivamente nos corações e vida dos pecadores.
Em outras palavras, a ORDO SALUTIS resume a ordem por meio da qual os diversos benefícios da salvação alcançados por Cristo são aplicados aos pecadores escolhidos por Deus. Portanto, a ORDO SALUTIS enfatiza uma sequência lógica, não cronológica, dos elementos da salvação. São eles:
Não sei se você notou bem, mas dê mais uma olhada para os nove elementos e perceba que todos eles começam com DEUS. É Deus quem escolhe, chama, regenera, converte, justifica, adota como filhos, santifica, sustenta em nossa caminhada e nos glorifica. A Salvação é obra totalmente de Deus. É graça, favor imerecido. É Deus quem toma a iniciativa, é Deus quem vem ao nosso encontro, e é Deus quem sustenta nossa vida até o fim.
Quando entendemos a ordo salutis, entendemos que não é a nossa performance que vai nos tornar aceitos por Deus. Não é o que eu faço que vai fazer Deus me salvar. Eu tenho sim responsabilidades, coisas para fazer, mas essas coisas não determinam a minha salvação. O que eu faço é em resposta a algo que já foi feito por Deus em mim.
Essa doutrina deve nos tirar do pedestal, nos tirar do centro do universo, e colocar o único que é o centro de todas as coisas: DEUS! Precisamos nos humilhar, colocar os joelhos no chão, clamar por misericórdia e agradecer a Deus por tamanha obra que Ele realizou em nossas vidas.
Extraído de: Hospital da Alma
Extraído de: Hospital da Alma